Expediente

Normas para publicação

Comissão Editorial

Editor Corporativo

Idiomas

 

 


 

Normas para publicação 

A extensão do arquivo deve ser “doc” ou “rtf”, nas versões do MS Word até 2003. O texto deverá seguir as instruções de formatação apresentadas a seguir:
• O texto deverá ter, no mínimo, 10 (dez) páginas e, no máximo, 40 (quarenta) páginas, em papel tamanho A4, margens de 3,0cm (superior, inferior, direita e esquerda). A fonte a ser usada deverá ser a Time News Roman 12, para todas as partes do texto, incluindo-se o título, a autoria, o corpo de texto, as citações, as epígrafes, as referências e as notas (apenas de rodapé).
• O título (na primeira linha da página) deverá ser em negrito, com todas as letras maiúsculas. No caso de subtítulo, todas as letras serão minúsculas.
• O parágrafo centralizado, espaço simples de entrelinhas, sem qualquer entrada ou recuo.

• Após o título, tecla-se, deixando-se uma marca de parágrafo (recuo de 1,5cm) sem texto (linha vazia logo abaixo do título).
• Logo após esse parágrafo sem texto, (na linha imediata abaixo da linha vazia) indica-se a autoria (nome SOBRENOME, exatamente nessa ordem e dessa maneira), sem negrito ou itálico; parágrafo à direita, espaço simples de entrelinhas, sem qualquer entrada ou recuo (não indicar titulação ou vinculação institucional).
• Junto ao SOBRENOME do autor, em modo sobrescrito (ou índice superior), incluir nota de rodapé, iniciando em 1. Nessa nota de rodapé, informar a maior titulação acadêmica, os vínculos institucionais de interesse e demais detalhes que julgue necessário sobre o autor, como, por exemplo, vínculos de orientação/supervisão, vínculos com projetos de pesquisa, participação em GTs etc.
• Após a indicação da autoria, tecla-se, deixando-se uma marca de parágrafo sem texto (linha vazia logo abaixo da autoria).
• Logo após esse parágrafo sem texto (na linha logo abaixo à linha vazia), inicia-se o RESUMO, em parágrafo sem recuos ou avanços da primeira linha. A palavra RESUMO toda em maiúscula, seguida de dois-pontos <:> e do texto do RESUMO com, no mínimo, 150 e, no máximo, 250 palavras. Deve-se enviar o RESUMO em língua portuguesa.
• Após o RESUMO, tecla-se, deixando-se uma marca de parágrafo sem texto (linha vazia logo abaixo do RESUMO).
• Logo após esse parágrafo sem texto (na linha logo abaixo à linha vazia), iniciam-se as PALAVRAS-CHAVE, em parágrafo sem recuos ou avanços, nem entrada da primeira linha, com a expressão PALAVRAS-CHAVE toda em maiúscula, seguida de dois-pontos <:>; e de, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 6 (seis) .
• Após as PALAVRAS-CHAVE, tecla-se, deixando-se uma marca de parágrafo sem texto. 
• Logo após esse parágrafo sem texto (na linha logo abaixo à linha vazia), inicia-se o RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (inglês, francês, espanhol ou italiano), em parágrafo sem recuos ou avanços da primeira linha. A palavra RESUMO, na língua estrangeira escolhida,  toda em maiúscula, seguida de dois-pontos <:> e do texto do RESUMO com, no mínimo, 150 e, no máximo, 250 palavras.
• Após o RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA, tecla-se, deixando-se uma marca de parágrafo sem texto (linha vazia logo abaixo do RESUMO).
• Logo após esse parágrafo sem texto (na linha logo abaixo à linha vazia), iniciam-se as PALAVRAS-CHAVE, em parágrafo sem recuos ou avanços, nem entrada da primeira linha, com a expressão PALAVRAS-CHAVE, na língua estrangeira escolhida, toda em maiúscula, seguida de dois-pontos <:>; e de, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 6 (seis).
• Após as PALAVRAS-CHAVE, tecla-se, deixando-se uma marca de parágrafo sem texto.
• Logo após esse parágrafo sem texto (na linha logo abaixo à linha vazia), inicia-se o texto, que é o CORPO DE TEXTO.
• O parágrafo de CORPO DE TEXTO deverá ter espaço 1,5 (um e meio) de entrelinhas, ser justificado e adentrado na primeira em 1,25cm (tabulação padrão do Word).
• O parágrafo de citação (apenas quando a citação exceder em 3 linhas no CORPO DE TEXTO ou for composta de versos) deverá ter espaço simples de entrelinhas, ser justificado, sem adentramento na primeira linha e ter recuo de 2,5cm à esquerda.
• As citações no CORPO DE TEXTO devem ser feitas “entre aspas” (não em itálico); as citações em parágrafo de citação não deverão vir nem “entre aspas” nem em itálico. Após as citações, as referenciações devem vir entre parênteses, da seguinte maneira: (SOBRENOME: ano, p. XX). Nas REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ao final do texto, devem ser incluídos apenas os títulos efetivamente citados ou referenciados ao longo do texto.
• Nas REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, deve-se seguir o modelo padrão da ABNT NBR 6023 2002:SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Editora, ano. Veja exemplo extraído da ABNT NBR 6023 2002:  GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.
• Os artigos devem ser acompanhados de breve biografia do autor, e as notas de rodapé devem ser evitadas.
 
• Somente serão publicados os textos que seguirem essas normas de apresentação do original, sendo seu teor e redação.
 
Os artigos podem ser enviados como anexos para o endereço observatorio@guarulhos.sp.gov.br

 

 

Editor corporativo 
Prefeitura Municipal de Guarulhos – Secretaria de Governo

 

 

Idiomas que serão aceitos os artigos
Português

 

 

 

Desenvolvido pelo DIT
saiba mais...