
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança na terça-feira, 28, às 15h, no auditório do Instituto Ricardo Brennand, no Recife (PE), a 32ª edição do Brasil em Números, publicação anual com informações e análises da realidade brasileira a partir de múltiplos aspectos.
Escrita por mais de 30 autores, entre historiadores, demógrafos, geógrafos, economistas e outros acadêmicos, a obra é composta por quase 500 páginas com textos, imagens e gráficos. Os capítulos da publicação abordam temas como educação, saúde, trabalho, habitação, meio ambiente, entre outros. A publicação estará disponível online, no formato e-book, tanto em português, quanto em inglês, e também em formato impresso. A divulgação terá transmissão online pelo IBGE Digital (ibge.gov.br) e redes sociais do Instituto.
“Assim como a nova economia de dados, o IBGE segue em importante processo de modernização, sobretudo com o curso da transformação digital. Nesta 32° edição do Brasil em Números, a expressão do trabalho coletivo na apresenta de uma síntese mais importante dos dados sobre a realidade brasileira”, afirmou o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.
O lançamento é realizado em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Banco do Nordeste do Brasil e do Governo do Estado de Pernambuco. A publicação busca fornecer evidências para orientar políticas públicas, destacou na apresentação da obra a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, acrescentando que “o Brasil em Números demonstra o compromisso histórico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com essa missão. O trabalho do Instituto é parâmetro para estreitarmos a distância entre as políticas públicas e os problemas que o povo enfrenta no seu dia a dia”.
"A publicação Brasil em Números, editada pelo IBGE, é uma peça essencial para a compreensão do nosso país. Esta publicação não apenas reúne dados, mas oferece um panorama preciso das múltiplas dimensões que formam a geografia, a economia, o meio ambiente e os aspectos sociais do Brasil”, destacou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, em apresentação da obra.
Já para o presidente do BNB, Paulo Câmara, na apresentação ressalta que a publicação do IBGE “traça um panorama atualizado do país, destacando suas conquistas, desafios e perspectivas para o futuro. A publicação também traz um olhar atento às desigualdades regionais e às especificidades locais, reforçando a importância de políticas públicas orientadas por dados e evidências”.
Nesta edição, o livro é ilustrado com obras do Instituto Ricardo Brennand. Inaugurado em 2002, no Recife, o Instituto é um complexo arquitetônico, formado por museu, pinacoteca e um auditório para a realização de eventos, sendo um importante vetor de turismo e cultura do estado de Pernambuco, com elementos da história do Brasil desde o período colonial. Além das exposições e visitas temporárias, o Instituto oferece visitas educativas e cursos de história da arte para fins educativos.
O Brasil em Números é publicado continuamente desde 1992. Além das informações produzidas e fornecidas pelo IBGE, os autores utilizam dados originários de instituições como Banco Central, agências reguladoras, Ministérios Federais e demais órgãos públicos. Tradicional publicação do IBGE, a versão de 2023 foi realizada em parceria com o Museu da Natureza, que fica na Serra da Capivara, no Piauí, e que cedeu as imagens que abrem cada capítulo.
Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-n...