Notícias

Maratona tecnológica tem expressiva participação e sucesso de projetos para zeladoria urbana

27/05/2025 - 09:45

A nona edição do Experimenta! foi um sucesso absoluto, tanto em participação quanto aos projetos apresentados. Na noite da sexta-feira (23), quando ocorreu o quadro Pitch4Gru, oito startups já consolidadas no mercado tecnológico apresentaram suas soluções para os problemas de zeladoria relacionados ao tema Administrações Regionais. O grande vencedor foi a Quasar, seguida pela Green Carbon e a Ineeds.

A definição dos premiados foi feita pela banca examinadora composta pelo secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI), Rodrigo Redoschi, o chefe de gabinete da Secretaria de Administrações Regionais (SAR), Ulisses Almeida Andrade, e pelo consultor de negócios do Sebrae, Eder Max.

A grande vencedora da noite foi a startup Quasar, da CEO Thais Cardoso Franco, com o projeto de monitoramento via satélite e uso de inteligência artificial, capaz de produzir em intervalos curtos relatórios sobre situações como drenagem, capina e acúmulo de entulho, além de ter capacidade de atuar, em adição às atribuições de zeladoria, também com finalidade de prevenção de riscos. Thais e seu sócio Gabriel Maia receberam o valor de dez mil reais. 

A startup Green Carbon, representada por seu CEO Germano Campos, foi a segunda colocada com um projeto de usina de recuperação de rejeitos orgânicos por meio de pirólise, e recebeu o prêmio de seis mil reais. Finalmente o terceiro lugar ficou com a Startup Ineeds, de Álvaro Tobita e Gustavo Curcio, com o projeto Cidade Viva, de prevenção de danos causados por desastres naturais, por meio do uso de sensores distribuídos em áreas de risco, cabendo a eles o prêmio de três mil reais.

Após a premiação, em conversa com os representantes do poder público municipal, a startup Quasar firmou compromisso em continuar as tratativas após o evento para oferecer o sistema à cidade de Guarulhos sem custo.

Os demais projetos participantes propuseram sistemas de controle e monitoramento por meio do uso de drones e inteligência artificial, uso de IA para organização e controle de dados e sistemas de reaproveitamento de materiais.

O Hackathon do Experimenta!

No sábado (24) pela manhã teve início o Hackaton, com os técnicos da SAR, Denise Souza e Emerson Chagas, apresentando os dois desafios desta edição: o primeiro consistiu em aprimorar o sistema de recebimento e distribuição de solicitações de serviços de zeladoria pela cidade, que atualmente tem mais de uma via de entrada, o que eventualmente implica em retrabalho e atrasos; o segundo foi relacionado à manutenção de próprios municipais, no sentido de melhorar o controle do fluxo de tarefas, dos materiais empregados e da logística envolvida.

Participaram do desafio treze equipes, compostas por 3 ou 4 participantes cada, que depois do almoço oferecido pela organização do evento, deram início ao trabalho, que se estendeu até a manhã do domingo, alternando momentos de mentoria (orientação aos participantes por técnicos), de desenvolvimento dos projetos e, claro, de alimentação, descanso e confraternização.

Às 14h do domingo, foi formada nova banca avaliadora, com os já citados Rodrigo Redoschi e Ulisses Andrade, que dessa vez receberam a convidada Gabriela Fuzaro, professora na International Business School Americas e integrante da PUC Angels, think tank da tradicional faculdade de São Paulo.

Em rodadas de três minutos para apresentação e mais três para perguntas, os grupos lançaram suas propostas para os desafios, e as três melhores segundo os jurados foram premiadas em dinheiro, recebendo os valores de dois mil reais, três mil reais e seis mil reais, conforme a classificação (veja quadro abaixo).

Ao final do evento, o secretário do SDCETI comentou o resultado: “Nós tivemos um final de semana de grande sucesso, com participação intensa dos concorrentes e principalmente com a apresentação de importantes ideias que em breve farão parte dos procedimentos adotados na zeladoria pública e na manutenção de próprios municipais. Quero agradecer a todos os participantes pelo empenho e dedicação, que fizeram dessa nona edição mais uma experiência grandiosa desse tradicional evento científico e tecnológico”, enalteceu Redoschi.

 

Equipes vencedoras e seus projetos

1º lugar – Equipe 13

Desafio 2 - Projeto “Sistema BPP – Automatização de Processos com Kanban”

Integrantes

Cecília Beatriz Melo Galvão – INTELI (Instituto de Tecnologia e Liderança)

Nataly de Souza Cunha – INTELI (Instituto de Tecnologia e Liderança)

Pablo de Azevedo – INTELI (Instituto de Tecnologia e Liderança)

Uara Sales Alves de Sousa – (FIAP Faculdade de Informática e Administração Paulista)

 

2º lugar – Equipe 5

Desafio 1 - Projeto “InteGRU – Automatização da Integração Operacional”

Integrantes

Davi Nascimento de Jesus – INTELI (Instituto de Tecnologia e Liderança)

Lucca Hiraishi Marsola – Centro Universitário Eniac

Lydia Qian Na Chen – Eniac Colégio de Informática

Raiane Ribeiro Rios – Eniac Colégio de Informática

 

3º lugar – Equipe 15

Desafio 1 - Projeto “ConnectSAR – Ferramenta Agregadora de Dados”

Integrantes

Ana Clara da Silva – Centro Universitário Eniac

João Pedro Bezerra Isidio – IFSP - Instituto Federal de São Paulo

Luiz Felipe de Souza Delgado – Centro Universitário Eniac

Miguel Arcangelo Martins Andrade Neto – Centro Universitário Eniac

Fotos:
Pitch4GRU - Nicollas Ornelas /PMG
Hackathon - Márcio Lino / PMG

Fonte: Maratona tecnológica tem expressiva participação e sucesso de projetos para zeladoria urbana | Prefeitura de Guarulhos

 
 

 

 

Desenvolvido pelo DIT
saiba mais...